Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Neste tipo de movimento, considera-se que os corpos ou objetos se movam em linha reta [Figura 1]. A única grandeza que varia com o tempo é a posição, e varia em intervalos iguais, ou seja, varia uniformemente. A velocidade é constante.

Figura 1 - Movimento retilíneo.
Movimento
Uniforme
Sinais do Projeto Sinalizando a Física (CARDOSO, F. C.; BOTAN, E.; FERREIRA, M. R. Sinalizando a Física: Volume 1, Vocabulário de Mecânica. 1 ed. Sinop: Projeto “Sinalizando a Física”, 2010.)
Deslocamento é uma grandeza vetorial e seu módulo é dado pela diferença entre o espaço final e inicial percorrido pelo corpo.
Exemplo: na figura ao lado, se o garoto percorrer 40m ao longo da linha reta e voltar para a posição s = 20m, seu deslocamento será de 20m. Mas a distância percorrida por ele será de 60m.

Velocidade Escalar
A velocidade é a variação do espaço pelo tempo.
É representada pela subtração entre a posição final (s) e a posição inicial (s0) dividida pelo tempo. Desta forma, temos a equação horária do espaço:


Os gráficos do MRU estão representados a seguir:

Gráfico do espaço por tempo. Os intervalos de espaço variam uniformemente, logo, o gráfico é formado por um traço retilíneo.
Movimento Progressivo

Gráfico da velocidade por tempo. Como a velocidade não varia, esta é representada por uma reta constante.
Movimento Retrógrado
Sinais criados pelos autores.